Projeto Advocacy em Saúde

16/06/2014 15:22

A partir de 05 de maio de 2014 o Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo em convênio firmado com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, iniciou um projeto intitulado PROJETO ADVOCACY EM SAÚDE, pelo período de um ano, em âmbito nacional, com possível capilaridade nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal em articulação com os Fóruns de ONGs/Aids estaduais, sendo que na Região sul a parceria é com o Fórum Ong aids RS.

O objeto dessa proposta é fortalecer as Frentes Parlamentares Nacional, Estaduais e Municipais, Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, bem como incidir politicamente nos vários espaços representativos em âmbito federal. Uma importante estratégia é a realização de capacitações regionais com representantes do movimento social, conselheiros estaduais e municipais de saúde e outros parceiros, analisando as realidades locais, elaborando subsídios para o enfrentamento da Epidemia do HIV/Aids e para atuação junto aos espaços existentes de Controle Social em saúde, além de análise da atuação do segmento usuário em relação ao SUS, a realidade do HIV, Aids e Hepatites Virais e ao Fortalecimento da resposta comunitária.

Com isso, espera-se contribuir para o monitoramento e ampliação de ações de saúde e de Direitos Humanos em defesa das PVHA e populações mais vulneráveis, fortalecendo a mobilização comunitária e Controle Social.

As ações terão três eixos norteadores:

  • Garantir e ampliar a representatividade comunitária nos Conselhos e Conferências de Saúde;
  • Fomentar a formação/manutenção de Frentes Parlamentares nos espaços legislativos nos três níveis de governo;
  • Fortalecer o advocacy e incidência política para incluir a agenda do HIV/Aids e Direitos Humanos em âmbito federal através da articulação com os Poderes Legislativo e Executivo Federal.

Todas as informações sobre o projeto e sobre as áreas de atuação já estão disponíveis em espaço virtual https://advocacysaude.blogspot.com.br/ e em fanpage no Facebook, assegurando transparência, intercâmbio de experiências e visibilidade das ações. No final do projeto os dados mais relevantes serão disponibilizados em publicação.

A partir do final de julho iniciam-se as capacitações nas 5 Regiões do Brasil, sendo a capacitação da Região Sul, realizada em Porto Alegre, nos dias 12 e 13 de agosto no Ritter Hotel, em Porto Alegre e coordenada por Márcia Leão do Fórum Ong aids RS.